Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de junho de 2011

IRONMAN 70.3 ITALY




















É com um enorme Empeno que escrevo hoje aqui no blog!

Foram três fins de semana seguidos a competir, em que neste último me desloquei a Pescara, Itália para a minha primeira experiência em competições no mundo da IRONMAN.

Que posso eu dizer??...
Bem...para começar e mais uma vez cheguei ao aeroporto de destino com uma mossa na bicicleta, desta vez o drop-out não partiu, mas a pancada deve ter sido tão forte na união do mesmo com a escora que até o alumínio da escora dobrou. A oficina da prova esteve 5 estrelas ao endireitar-me a escora sem que esta partisse. Desta vez fiz queixa na companhia aérea, mas ainda não está resolvida a situação. 
Tenho que reconhecer que estas provas têm uma organização excepcional, tanto antes, como durante e depois da competição. São muitos atletas a competir e não há margem para falhas. O apoio prestado aos atletas durante a prova, por parte dos voluntários como por parte do público é incansável e motivante!
Um parque de transição enorme, com tudo organizado e perfeito para acolher as quase 1500 bicicletas. E mais um ponto a favor da Ironman ao ceder a cada atleta um plástico para tapar as bikes para passar a noite.

Em competição estiveram mais 3 Tugas, todos de diferentes equipas. Foram eles Luis Diogo Santos do Tri-Oeste, Rui Simões do Alhandra e Tiago Cochicho do Vitória de Janes.

Partidas separadas devido ao elevado número de atletas presentes, partindo eu e o Tiago às 12:10 e o Diogo e o Rui ás 12:20.

A NATAÇÃO - 1.9K(1 volta)

Foi o segmento que menos gostei, muita porrada propositada, muita ondulação e um percurso onde os atletas se cruzavam por haver apenas uma linha de bóias. Ainda acabei por levar uma cabeçada de um que vinha em "contra-mão". Da saída da água até ao parque de transição ainda tinhamos um longo caminho para correr, cerca de 500mt até à entrada do parque.

29min47seg na água e 2min39seg na transição(com um longo parque de transição).

A BIKE - 90K

Percurso um pouco duro, mas à altura dos bons trepadores e com algumas descidas mais técnicas que provocaram algumas quedas.
Sem a mínima noção do lugar no meu escalão, parti para a bike no intuito de recuperar posições, o que fui fazendo ao longo do percurso. Depois de ver os resultados percebi que fiz a maior parte do ciclismo com o vencedor do meu escalão(Austriaco) e que cheguei a estar na frente.
Durante esse período ainda lhe dei água e impedi que ele se enganasse no caminho. Consciência tranquila quanto ao fairplay.
Aos 80K senti um bocado nas pernas e abrandei um pouco o ritmo para chegar solto à corrida, com o Austriaco a distanciar-se.
Acabei mesmo por fazer o 2º tempo do ciclismo nos 18-24 anos.

2hr42min19seg na bike e 1min56seg na transição.




A CORRIDA - 21.1K (4 voltas)


Comecei a correr "leve" como previa, mas ao fim de 3K, as pernas prenderam, cheio de câimbras, fiquei imobilizado por cerca de 5 min sem conseguir andar. Foi então que veio um espectador e me deu alguma água. Consegui soltar os músculos, começando a andar devagar até recomeçar a correr, o que despoletou um enorme aplauso do enorme número de pessoas que estavam a ver a prova e a chamarem o meu nome (uma sensação incrivel!!).
Perdido completamente na posição do meu escalão, limitei-me a correr com o resto das forças que tinha e com o que as minhas pernas deixavam, hidratando-me sempre nos abastecimentos.
Na última volta voltei a sentir-me leve, imaginando a passagem na tão esperada meta, e consegui aumentar um pouco o ritmo.

No corredor da meta, um enorme número de pessoas a aplaudir.
BRUTAL!!




















Desta forma e depois de um longo período à espera de saber os resultados, vim a saber que tinha ficado em 4º lugar do meu escalão e que fui afastado do pódio e do slot para a final em Las Vegas devido a umas câimbras. =/ Mesmo assim, fiquei feliz com o resultado, no meio de 20 e tais atletas do meu escalão.

Agora, de volta à rotina normal e com um pódio atravessado na garganta, só penso em qual e onde será o próximo desafio lá por fora, estando mesmo a pensar estrear-me no Triatlo IRONMAN Full-Distance (3.8K natação- 180K bike- 42.2K corrida) algures em 2012.


RESULTADOS:

EU
-              4º lugar 18-24;
                      102º geral
Tempo total: 5hr04min
____________________________________________________________________

Luís Diogo - 1º lugar 35-39;
                     13º geral(a contar com os PRO's);
                     2º geral nos age-groups (com lugar a participação na Final em Las Vegas).
Tempo total : 4hr33min.
____________________________________________________________________

Rui -             23º lugar 35-39;
                     107º geral
Tempo total: 5hr05min
____________________________________________________________________

Tiago -         25º lugar 25-29;
                     114º geral
Tempo total: 5hr06min.

Resultados completos aqui
na linha de chegada

4 comments:

Miguel Andrade disse...

Parabéns! É valente é já Ironman :P vá boa recuperação e bom regresso aos treinos!

Triatleta disse...

Muito bem David!

Para um sub-23, tens muito para dar a estas distâncias.

João Amorim disse...

Parabéns Dave... Tás um bicho. Abraço

João Correia disse...

TriDavid,

Espetacular!! Pena a hidratação ter falhado. Ainda assim foi excelente. O escasso tempo retirou-me a prontidão da leitura da tua experiência, mas nunca é tarde. E fazes muito bem em planear à distância a entrada no "Ferro". É mais cauteloso. Força, vou continuar a estar atento às tuas façanhas.

Forte abraço.