Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

V Triatlo da Amizade - Vila Nova de Cerveira/Goián



No passado Domingo, dia 25, disputou-se a 5ª Edição do Triatlo da Amizade.
Este que é um "Portugal vs Espanha" do Triatlo, mas como o nome indica, num cariz amigável.

A organização do evento cabe conjuntamente à Federação Portuguesa de Triatlo e à Federación Galega de Triatlón, que contam com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e do Concelho de Tomiño.

Os percursos para esta competição foram tidos em conta e têm uma simbologia em particular, visto que há vários séculos foram usados por soldados franceses numa tentativa frustrada de invasão do território.



Este ano a prova teve o tiro de partida da natação em terrenos Espanhóis, com os 750mt de travessia a nado até Portugal com cerca de 150 triatletas e que ficou marcada pela presença de atletas Espanhóis de grande nível, como é o caso de Gustavo Iglesias(2ºGeral), ex-ciclista profissional e de Oscar Vicente(3ºGeral), que é Campeão do Mundo de Juniores.

___________
Os treinos estão a começar a fazer efeito =D

Saí da água em 13ºlugar, com o tempo de 10min50seg.



Na bici, num circuito bastante agradável à vista mas não às pernas, fui sempre com o "coração na boca", a um ritmo forte, apanhando alguns atletas que tinham saído à minha frente. Fui também apanhado pelo Tiago Teixeira dos Galitos, pelo Rui Dolores (que saíram um pouco atrás de mim na água mas que são muito fortes nas duas rodas) e por um atleta Espanhol, Alexandre Paz, e fomos os 4 até ao parque de transição para a corrida(em Espanha).
Fiz o 11º tempo deste segmento, com 44min27seg, num percurso de 17,4km(que o meu conta/km marcou quase 20km).



Quanto à corrida, enfrentámos um circuito de 3 voltas, também muito exigente fisicamente, ao bom nível dos Triatlos Xterra, no qual corremos em areia, escadas e mato, num total de 4.5Km.
Saí atrás do Tiago do parque de transição e estava a sentir-me bem, até que me perdi completamente, devido a uma, que para mim foi a única falha da organização. O percurso não estava bem marcado e quando dei por mim estava de frente para o Rui e para o Paz. Depois de algum tempo perdido e de encontrarmos o caminho correcto, voltei à minha corrida. Até ao final não consegui ganhar mais posições e depois daquele erro, o atleta espanhol conseguiu levar a melhor sobre mim.
Fiz assim o 26ºtempo do segmento, com 19min38seg.


Tempo total
01hr14min55seg

Sub-23: 3ºlugar
Geral: 10ºlugar (5º Português)

______________________________
Também de referênciar as provas dos meus colegas de equipa, que fizeram um óptimo trabalho!

Diogo Rosa:         1ºJúnior
                             8ºGeral (4º Português)

António Calafate: 1ºVet
                             13ºGeral (7º Português)

José Morgado:      12ºVet
                              68ºGeral ( 29º Português)


Com estes resultados, o Núcleo Sportinguista da Golegã conseguiu o 3º Lugar por Equipas (Ibérico) e o 2º Lugar na Taça Portugal PORterra.
No conjunto das provas da Taça, em que estávamos em 5º Lugar por equipas, entrámos para o 3º Lugar do pódio, quando ainda falta uma prova.


No próximo Domingo, dia 02 de Outubro, realiza-se a Final do Campeonato Nacional Individual em Abrantes, na distância Olímpica - 1.5km - 40km - 10km.
_____________________________

2 comments:

João Correia disse...

Grande prova, David. Os meus parabéns. Estás em forma. Vamos continuar assim. Abraço.

David Ferreira disse...

Obrigado João :) É sempre bom ouvir palavras de incentivo! grande abraço e bons treinos.